Carta aberta a um artista


Por Miguel von Hafe Pérez                           PT | EN

Coração e cinzas — Arlindo Silva
Guimarães: Centro Cultural Vila Flor, 2014

Pois é, Arlindo. Começo contigo a olhar para mim. Nesse auto-retrato de 2000. Que te devolvo nesse olhar? Pouco, comparado com aquilo que define a solidez da certeza da amizade.
Palavras como mediação para terceiros: nada mais aborrecido e falacioso do que isso. Desenham-se filiações, criam-se contextos receptivos, uma autoridade discursiva sobrepor-se-ia à razão última da arte: a radical experiência estética individual. Desconvencionalizemos, então, tal como tu desconstróis a imagem na sua ubiquidade fotográfica e pictórica. Partindo da fotografia, as pinturas são momentos construídos em planos de montagem para-cinematográfica. Condensação de stills num único plano de imagem. O teu trabalho de atelier condensa a pluralidade unificada numa imagem única. O instante indecisivo que caracteriza tanta da fotografia contemporânea é aqui uma soma de decisões meticulosas, laboriosas, sofridas, rememoradas. Camada após camada, erro após erro, acerto esperado. Acerto realizado.
É a densidade dessa realidade subtraída na adição peculiar de sedimentos de tempo sobre o instante evocado que determina uma idiossincrasia criativa única.
Circa 2000. Espaços fechados, distâncias curtas. Sentes, por vezes, a respiração do retratado. Ouves o seu riso, espantas-te com as expressões faciais. A intimidade auto-revelada. A intimidade celebratória da sua essência: hora após hora, dia após dia, repetem-se gestos, palavras, expressões e olhares. Daí a possibilidade do silêncio. Daí a possibilidade da pintura.
Demarca-se um território que será recorrente. A tua proximidade é a nossa possibilidade de partilha.
A imagem como escárnio da racionalidade hermenêutica. Espaço de fuga compartida. Momentos de felicidade compartida (aqui talvez as palavras alegria ou gozo sejam mais precisas). Momentos não hierarquizáveis, mas que acabam por ser os mais recorrentes no teu trabalho. Decisão editorial. Todos somos editores. Editamos o modo como nos situamos. Ao centro, na margem. Editamos o modo como queremos que nos olhem. Editamos os sentimentos que reprimimos ou partilhamos. E, quando activos na esfera cultural, essa edição torna-se prementemente violenta. Todos nos perguntamos: porquê mais um objecto? Porquê mais uma imagem? Porquê mais um texto. Que máquina estamos a alimentar, que efectiva necessidade estamos a satisfizer? A nossa transitoriedade, claro. Aí voltaremos. Agora falo da transitoriedade de um posicionamento crítico perante um passado avassalador (vulgo história da arte), que se espera trabalhado de forma diferenciada e construtiva.
Este não é o retrato de uma geração. É o retrato cristalizado de um momento teu, dos teus, que se universalizam na particularidade das vivências individuais de terceiros. O olhar do espectador. Máscaras. A pintura como máscara que nos afasta da identificação individualizada para se aproximar da empatia abstracta, mas individualizável. Momentum cultural de uma cidade tua por adopção, o Porto, que se foi edificando a partir de histórias mais ou menos invisíveis e depois detonando com uma especificidade que se deverá contar (e já foi parcialmente contada) noutro contexto.
Sintomático, aquele Pedro. Fechado na opacidade inebriante da repetição do mesmo. Tal como Warhol nos explicava que assistir às novelas televisivas era basicamente o mesmo que o que aquele personagem que todos os dias se sentava no alpendre da sua casa fazia ao contemplar a mesmíssima paisagem, dada a previsibilidade da estrutura narrativa das emissões, assim exponenciando no seu cinema experimental o êxtase da imagem-mesma, aqui percebemos como nos nexos repetitivos apesar de tudo se vai compondo a complexa tessitura do nosso dia a dia, supostamente sem tempo para a hora a hora. Surpreendente oximoro esse, na tua pintura. O segundo, o micro-segundo, tratado com diligência medieva, como se olhasses pela janela e saltasses séculos naquela luz do norte.
Camas, camisas, fundos decorados, padrões de sofás, papéis de parede, colchas, lençóis. Algodão, lã ou licra. Flores, ramos, relva, árvores, folhas. Pele, cabelos, carne, pelos. Sentimos a sua volatilidade ou o seu peso. E a água…
Estado líquido. Claro que a metáfora da água aponta para a transitoriedade da vida. Outra vez. Na tua pintura condensa uma ambiguidade vital. Recreio, claro. Brincadeiras juvenis de adultos recuperando tempo perdido. Flutuar como resistência, momento de pausa, momento de introspecção possível. Água-movimento, enigma da pintura, água transparência, revelação da sua capacidade-artifício de construir o real.
No espaço aberto de noites vividas ao ar livre o teu flash intromete-se para criar cenários de intimidade. Uma só pessoa apanhada na tecnologia artificial da luz que a resgata de uma presença fantasmática. Duas pessoas que se acarinham numa dimensão pública do privado. Pressentimos um lado quase invasivo, não fora a proximidade esperada.
Não é aquele beijo que contemplamos. Não é aquele mergulho que nos arrepia. É a espessura conceptual de um entendimento da vida. A banalidade ficcionada como personagem maior daquela que é a narrativa intemporal das incertezas que nos conduzem por destinos que nunca se controlam na totalidade. Daí que transcendentes na sua imanência.
Dizia Luc Tuymans que não está numa de estética, está numa de significado e necessidade. A expressão de que o ofício poderia ser outro, mas traduz-se através da pintura. A estética é para outros. A necessidade e o significado são para o autor. Necessidade de responder às sucessivas mortes anunciadas. Necessidade de olhar o mundo através desse artifício. Significado procurado nas intermitências de uma realidade que se oferece cozinhada por departamentos de marketing, por obras de referência que não mais fazem do que reproduzir o previsível, por acontecimentos que nos anestesiam na sua crueldade distanciadora. Por isso prefiro classificar a tua pintura como necessária. E significante. Irritam-me as classificações facilmente aceites por um mercado ansioso por etiquetas, por uma horda de “agentes” com definições na ponta da língua. O que lhe falta, caro coleccionador? Abstracção geométrica pós-conceptual? Arranja-se. Pintura-pintura? Escultura-escultura? Pintura expandida? Escultura expandida? Enfim, um sem fim de nomenclaturas para disfarçar vazios facilmente desmontáveis. Cheira-me a feira de Vandoma, quando trocávamos vinis (actividade apesar de tudo mais virtuosa, diga-se). Necessidade. Sim. Creio que também pintas por necessidade. E não necessidade material. Honrada, seria justificação mais do que suficiente. Mas o posicionamento particular no contexto destas artes nacionais, a lentidão (auto-imposta?) com a qual vais aqui e ali aparecendo no mercado, vem confirmar isso mesmo. E, sobretudo, a maneira como te expões. Necessidade. Catarse. Significado. Comunhão. Factos e ficção. Factualidade ficcionada. O que importa?
(Pois, já reparaste que evito nomear: não me interessam os protagonistas, na sua maior parte conhecidos meus, também. Não interessará aos terceiros a quem nos dirigimos, creio).
Uma exepção impõe-se, no entanto. A intensidade emocional da perda. A intensidade emocional da vivência. Pai, mãe, mulher, filha. Mãe, talvez uma das mais pungentes homenagens à figura maternal da história da arte nacional, atrevo-me a dizer. Tal como O profeta o é no caso da paternidade.
No primeiro, a nudez presencial denuncia uma proximidade visceral. Aquelas costas são um território físico de um fluxo de sentimentos indizíveis. Estar aí. Quantos banhos terá dado aquela mãe? Num retorno cíclico devolvem-se afectos na simplicidade do quotidiano que por vezes parece ultrapassar-nos. Quando foi exposta esta pintura, e em contraponto, mostrava-se À espera de Verónica, onde a tua mulher, entubada, num estado líquido único, esperava o derradeiro momento que te traria uma pessoa mais às vossas vidas. Presença esperada, presença continuada. Até à ausência. Na imagem construída de O profeta mais uma vez a água. Limpar os pincéis. Imagem de abandono que rememora e corporaliza uma ausência. Lembro-me, aqui, de um outro auto-retrato teu: O homem invisível. Absorto numa tentativa de evasão, denuncias a gravidade de um presente que contém todos os possíveis. Morte é um desses possíveis. Recordemos as palavras de um grande, Steiner: Cada época histórica, cada sociedade e cada cultura tem a sua própria interpretação, a sua própria iconografia e seus próprios ritos de mortalidade. É bem possível que todas as mitologias e sistemas ou narrativas religiosas e metafísicas sejam uma morgue, um esforço, muitas vezes engenhoso e elaborado, de construção de uma casa para os mortos. Dela, supõe-se que os vivos possam sair com uma dor suportável, reconfortados, animados de esperanças que os compensem. A etiqueta a observar à cabeceira dos moribundos, as práticas de exposição, de internamento ou de incineração são tão várias como as comunidades humanas, as identidades étnicas e as condições de lugar. Segundo os cálculos da estatística, o número de mortos desde a última era glaciar ultrapassa o dos vivos. Somos ainda um planeta dos mortos. Mas devemos a esse facto as nossas preces, as nossas ontologias e grande parte da nossa arte, música e literatura.
Como reagimos perante a morte está culturalmente definido, diz-se. Mas se a vivência diária da dificuldade de convivência com a fragilidade física ainda é representável, a ausência só se suporta através da sugestão: Paraíso, onde as plantas deixaram de ter cuidador, e a água não corre. Ausência dolorosa em fundo esvaído. Olhos fechados. Olhos abertos a um fim sempre esperado. Por isso consegue-se sempre, e apesar de tudo, limpar os pincéis. Para um retorno.
Retorno à pintura, diz o cliché. Não. A vida na pintura, no teu caso. Tal como na queima do Ano Velho, cumprimos rituais de renovação que se repetem indelevelmente. Porque a suspensão da vida é demasiado custosa ou, simplesmente, um luxo que não nos podemos permitir.
Na perda encontramos a vida que desliza. Na alegria do novo, encontramos a vida que se antecipa, com todos os interrogantes que lhe são inerentes. Decides que o primeiro retrato da tua filha é um beijo escondido a três. Primeira demarcação de um território de afectividade que se sabe único. Magnífica decisão, pela sua inconvencionalidade, ancorada num território de contiguidade profunda, a que um fundo natural e primaveril aduz plenitude de felicidade expectante. Como afirma Jonathan Crary, a nossa era digital parece condenada a impor uma espécie de hipertrofia da eficiência de instantaneidade. Imagens que se sucedem sem lastro referencial para além do impacto momentâneo. Como não sentir na tua pintura a gravidade deambulante daquilo que nos define como seres sociais? Por isso referia que não fazes um retrato geracional quando retratas os que te estão próximos. Por isso esta não é a tua mulher, não é a tua filha. É a possibilidade do amor. Citemos Derrida: Não imagino um desejo que nasça ou arranque a não ser a partir da experiência da morte possível. É a mesma coisa. Para o dizer em termos desarmados e directos, nunca penso tanto na morte como nos momentos de alegria, de prazer ou de desejo intenso. Da transitoriedade. Creio que este desejo de produzir o que quer que seja, especialmente uma obra de arte, se define, então, a partir da morte possível. Daí a urgência do quotidiano. Permite-me, aqui outra citação, agora de Borges: Não é extraordinário pensar que dos três tempos em que dividimos o tempo – o passado, o presente e o futuro -, o mais difícil, o mais inapreensível, seja o presente? O presente é tão incompreensível como o ponto, pois, se o imaginarmos sem extensão, não existe; temos de imaginar que o presente aparente viria a ser um pouco o passado e um pouco o futuro. Ou seja, sentimos a passagem do tempo. Quando me refiro à passagem do tempo, falo de uma coisa que todos nós sentimos. Se falo do presente, pelo contrário, estarei falando de uma entidade abstracta. O presente não é um dado imediato da nossa consciência. O presente, tão indefinível, é aquilo que nos ofereces. A transitoriedade do presente, imaginado como eternidade possível.
Percurso inesperado este: as tuas pinturas seriam, assim, e ao contrário daquilo que a visão nos oferece, a mais pura abstracção. Porque são um ponto, não uma linha apreendida.
Esses pontos vão constituindo nódulos de significação assombrosos. É curioso como retornam temas, personagens, acções, e ficamos sempre estupefactos perante a sua presentificação. Nas últimas pinturas, recentemente apresentadas sob o título Sol e lua, cruzam-se cronologias, num passado revisitado e um presente omnívoro. Porque em ti a palavra passado não faz sentido. Sabes que o resgatamos continuamente, na construção de uma narrativa que queremos coerente, mas que acaba por ditar as suas próprias regras. Exactamente por isso entendes a necessidade da arte para construir uma narrativa que se torne mais real do que o real apreendido.
Deixemos o tempo deslizar. Nesse estado aquoso que tanto te atrai. Deixemos que a vida confirme a importância das tuas falsificações significantes. Deixemos que a aspereza da tua suposta brandura se sobreponha a primeiras impressões. Deixemos que alguns – porque no final, o que nos importa mais do que esses alguns? -, olhem para estes quadros e estes desenhos e sintam que algo lhes toca as entranhas. As entranhas de uma vida vivida. As entranhas de um olhar que nos fixa. As entranhas do mundo interior de um homem invisível, que fecha os olhos momentaneamente para melhor ver e dar a ver.


Open letter to an artist

That’s right, Arlindo.  I start with your gaze. In this self-portrait, taken in 2000. What can I give back, in response to your gaze? Very little, compared with that which defines the solidity of an unequivocal friendship.
Words as a form of mediation with others: there’s nothing duller or more fallacious than this. Affiliations are sketched, receptive contexts are created, a discursive authority superimposes itself over the ultimate raison d’être of art: the radical individual aesthetic experience. So we thus break down conventions, just as you deconstruct the image, in its photographic and pictorial ubiquity. Starting from the photo, paintings are moments that are constructed like shots in a montage, for the purposes of cinematography. Condensation of stills into a single shot. Your studio work condenses plurality, unified into a single image. The indecisive moment that characterizes so much of contemporary photography, in this case corresponds to a sum of meticulous, laborious, suffered, recollected decisions. Layer after layer, error after error, an adjustment is expected. An adjustment is achieved.
It’s the density of this reality, subtracted in the peculiar addition of sediments of time over the evoked instant, that determines a unique creative idiosyncrasy.
Circa 2000. Enclosed spaces, short distances. You can sometimes sense the breathing of the person in the portrait. You can hear his laughter, you’re amazed by his facial expressions. Self-revealed intimacy. The celebratory intimacy of their personal intimacy: hour after hour, day after day, gestures, words, expressions and gazes are repeated. Hence the possibility of silence. Hence the possibility of painting.
A territory that will be a recurrent feature, is thereby demarcated. Your closeness is our possibility of sharing.
The image as a mockery of hermeneutic rationality. A shared escape route. Moments of shared happiness (here perhaps the words “joy” and “enjoyment” would be more precise). Moments that cannot be ranked by order, but which end up becoming the most recurrent features of your work. An editorial decision. We’re all publishers. We edit the manner in which we position ourselves. In the centre, at the edge. We edit how we want people to observe us. We edit the feelings that we repress or share. And, when we’re active in the cultural sphere, this editing process becomes intensely violent. We all ask ourselves: Why another object? Why another image? Why another text. What machine are we fuelling, what precise need are we satisfying? Our fleeting existence, of course. We’ll go back there. Now I can talk about the fleeting existence of a critical positioning when faced by an overwhelming past (commonly known as “the history of art”), which is expected to be developed in a differentiated and constructive manner.
This is not the portrait of a generation. It’s the crystallized portrait of a moment in your life, of your moments, which are rendered universal via the particularity of the individual life experiences of others. The eye of the beholder.  Masks. Painting as a mask, that pushes us away from individualised identification, in order to draw closer to abstract, yet individualisable, empathy.  The cultural momentum of a city that you’ve adopted, Porto, which has been constructed on the basis of more or less invisible stories and then detonated with a specificity that should be told (and has already been partially told) in another context.
Pedro is symptomatic. Enclosed in the intoxicating opacity of repetition of the same element. Warhol told us that watching soap operas basically conveys the same sensation as that which the character senses, every day, as he sits on the porch of his house and contemplates exactly the same landscape, given the predictability of the narrative structure of the broadcasts. In this manner the ecstasy of the same-image is exponentially increased in Warhol’s experimental cinema. In this case we realize how, despite everything, the complex fabric of our daily lives continues to be constructed via repetitive nexuses, in which we supposedly have no time for day-to-day existence. In your painting, this is a surprising oxymoron. The second, the microsecond, is treated with medieval diligence, as if you were looking through the window and leapt forward centuries in that northern light.
Beds, shirts, decorated backgrounds, sofa patterns, wallpapers, bedspreads, sheets. Cotton, wool or lycra. Flowers, branches, grass, trees, leaves. Skin, hair, flesh, hair. We feel their volatility or their weight. And the water ...
A liquid state. The metaphor of water inevitably conjures up the fleeting existence of life. Once again. You condense a vital ambiguity in your painting. Recreation, of course. Juvenile games played by adults - in an attempt to recover lost time. Floating as a form of resistance, taking a break, a moment of possible introspection. Water-movement, the enigma of painting, water transparency, revelation of your capacity to forge reality.
In the open space of nights spent outdoors, your flashlight intrudes and thereby creates scenarios of intimacy. A single person caught in the artificial technology of light, that rescues a phantasmal presence. Two persons who caress each other, in a public dimension of the private sphere. We sense an almost intrusive side, incorporated in the expected closeness.
It isn’t that kiss that we contemplated. It isn’t that dive which makes us shudder. It’s the conceptual thickness of an understanding of life. Fictionalized banality as a character that is greater than the timeless narrative of uncertainties, which lead us to destinations that are never entirely under control. In this manner they are transcendent in their immanence.
Luc Tuymans once said that it isn’t a question of an aesthetic, but rather of meaning and need. The expression that could be conveyed by another craft, but is expressed via painting. Aesthetics is for others. Need and meaning are for the author. The need to respond to successive announced deaths. The need to look at the world, via this artifice.  Meaning that is sought for in the flashes of a reality and that offers itself to us, pre-prepared by marketing departments, using milestone works that do nothing more than reproduce the predictable, via events that anesthetize us, by means of their distancing cruelty. That’s why I prefer to classify your painting as being necessary. And significant. I’m irritated by classifications that are easily accepted by a market that is eager to grab labels, by a horde of "agents" who have definitions on the tip of their tongues. What do you lack, dear collector? A post-conceptual geometric abstraction? That can be arranged. A painting-painting? A sculpture-sculpture? Expanded Painting? Expanded sculpture? Ultimately, an endless array of classifications that disguise easily dismantled voids. To me it feels like the Vandoma flea market, where we used to exchange vinyl records (an activity which one must say was nonetheless much more virtuous). A necessity. Yes. I think that you also paint out of necessity. And not due to material necessity. To be honoured would be more than a sufficient justification. But your particular positioning in the context of these national arts, the slowness (self-imposed?) with which you appear in the market, here and there, confirms this. And above all, the way that you exhibit yourself. Necessity. Catharsis. Meaning. Communion. Facts and fiction. Fictionalized factuality. What does it matter?
(Yes, you’ve already noticed that I avoid naming things: I’m not interested by the protagonists, most of whom I know personally. And I don’t think this will be of interest to others, to whom we address ourselves).
An exception nonetheless imposes itself. The emotional intensity of loss. The emotional intensity of life experience. Father, mother, wife, daughter.  Mother, perhaps one of the most poignant tributes to the maternal figure in the history of national art, if I may be so bold. Just as “The Prophet” is to fatherhood.
At first, personal nudity denounces visceral proximity. Those backs are a physical territory of a flow of unspeakable feelings. To be there. How many baths will that mother have given? In a cyclical return, affections are returned, in the simplicity of everyday life that sometimes seems to venture beyond us. When this painting was exhibited, and as a counterpoint, “Waiting for Veronica” was shown, in which your wife was intubated, in a single liquid state, and we waited for the final moment before a new person was brought into the world. An expected presence, a continued presence. Perhaps even an absence. Water appears once again, as in the constructed image of “The Prophet”. Clean the paint brushes. An image of abandonment that recalls and embodies an absence. I remember, in this case, another of your self-portraits: “The invisible man”. Engrossed in an attempt to escape, you denounce the severity of a present that contains every possibility. Death is one of those possibilities. We recall the words of one of the greats, Steiner: Every historical epoch, every society and every culture has its own interpretation, its own iconography and its own death rites. It’s quite possible that all the mythologies and religious and metaphysical narratives or systems are actually a morgue, an effort, that is often ingenious and elaborate, to build a house for the dead. On that basis, one presumes that the living can emerge with a bearable pain, comforted, animated by hopes that compensate them. The label to be observed at the bedside of the dying, practises of exhibition, hospitalization or incineration are as varied as human communities, ethnic identities and conditions of place. According to statistical calculations, the number of people who have died since the last ice age largely exceeds the number of the living. We’re still a planet of the dead. But this fact is the source of our prayers, our ontologies and much of our art, music and literature. 
The manner in which we react to death is culturally defined, so they say.  But while the daily experience associated to the difficulty of living with physical frailty may still be represented, the sense of absence can only be conveyed via suggestion: Paradise, where plants cease to have someone to tend them, and where water no longer flows. Painful absence, against a vanished background. Closed eyes. Open eyes to an always expected end. For this reason one can always, despite everything, clean the paint brushes. For a return.
Return to painting, says the cliché. No. Life within painting, in your case. As in the burning of the Old Year, we fulfil rituals of renewal, that are indelibly repeated. Because the suspension of life is too costly or, simply, a luxury that we can’t afford.
In the midst of loss, we find that life slips away. In the joy of the new, we find the life that we anticipated, with all the inherent questions associated thereof. You decide that the first portrait of your daughter is a hidden three-way kiss. The first demarcation of a territory of affection, that one knows to be unique. A magnificent decision, due to its unconventional nature, anchored in a territory of profound contiguity, to which a natural springtime background adds the fullness of expectant happiness. As Jonathan Crary has explained, our digital era seems to be doomed to impose a kind of hypertrophy of the efficiency of instantaneousness. A succession of images that have no referential ballast, beyond their momentary impact. How can one avoid feeling in your painting, the meandering seriousness of that which defines us as social beings? That’s why I would say that you’re not producing a generational portrait when you portray your nearest and dearest. Therefore, that’s not your wife, nor your daughter. It’s the possibility of love. To quote Derrida: I can’t imagine a desire that isn’t born, or begins, from the experience of a possible death. It's the same thing. To put it simply and directly, I never think so much about death as in the moments of joy, pleasure or intense desire.  Of fleeting existence. I think this desire to produce anything, especially a work of art, is thus defined from the context of a possible death. Hence the urgency of everyday existence. Let me quote someone else, in this case Borges: Isn’t it extraordinary to think that of the three periods that we use to divide up time – the past, present and future - the hardest, most elusive, is the present? The present is as incomprehensible as a single point, because if we imagine it without extension, it doesn’t exist. We have to imagine that the apparent present will be a little bit of the past and a little bit of the future. In other words, we sense the passage of time. When I refer to the passage of time, I’m talk about something that we all feel. If I talk about the present, however, I'll be talking about an abstract entity. The present isn’t an immediate datum of our consciousness. The present, which is so difficult to define, is that which you offer to us. The transitory nature of the present, imagined as a possible eternity.
This is an unexpected journey: your paintings will thus be the purest form of abstraction, unlike that which if offered to us by vision. Because they are a single point, rather than a perceived line.
These single points will constitute nodules that have astounding meaning. It's curious how they return themes, characters, actions, and we're always stunned by their presentification. In your most recent paintings, recently exhibited under the title, “Sun and Moon”, different chronologies are intersected, in a revisited past and an omnivorous present. Because the word, “past”, makes no sense to you. You know that we continually rescue it, in the construction of a narrative that we’d like to be coherent, but which ultimately dictates its own rules. Precisely for this reason you understand the need for art to construct a narrative that becomes more real than perceived reality.
We let time slip by. In this aqueous state, that you find so appealing. We allow life to confirm the importance of your significant falsifications. We allow the  harshness of your supposed mildness to overcome the first impressions. We allow some people - because ultimately, what’s more important to us more than these few people? – to look at these pictures, and these drawings, and feel that something touches their innermost soul. The innards of an experienced life. The innards of a gaze that stares at us. The innards of the inner world of an invisible man, who momentarily closes his eyes in order to see things more clearly and make them visible.

Miguel von Hafe Pérez